quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Passageiros reclamam de falta de õnibus

   Quem mora em Várzea Paulista ou Campo Limpo Paulista, trabalha em Jundiaí e utiliza os ônibus intermunicipais, provavelmente está cansado de ver a mesma cena. Todos os dias, principalmente nos horários de pico, filas imensas se formam nos pontos de ônibus intermunicipais próximos a Praça Rui Barbosa, no centro de Jundiaí. Ontem a tarde, a situação não foi diferente.
   "Todo dia é isso, tanto pela manhã como pela tarde. A gente fica muito tempo na fila, esperando o ônibus chegar. E quando isso acontece, e a gente tem a sorte de entrar, vai em pé", reclamou a diarista Rosângela Rodrigues Conserva, 43 anos. "A gente está cansada e ainda tem que aguentar isso. É uma grande falta de respeito da empresa que presta o serviço." A empresa é a Rápido Luxo Campinas, a única que faz o itinerário Jundiaí - Várzea Paulista - Campo Limpo Paulista.

            População chega a ficar quase uma hora em pé esperando os ônibus. As linhas que apresentam maior lotação são: 101 - Vila Popular, 103 - Jardim Paulista e 203 - Campo Limpo Paulista via Marginal que é a campeã em lotação.
   
      O problema, segundo  população, não é recente. "Utilizo estes ônibus há muito tempo e o problema de falta de veículos sempre existiu. O que acontece é que ela só piora e ninguém faz nada", apontou a doméstica Lucineide Rodrigues Lopes Mendes, 47 anos. "Chego a ficar duas horas esperando o ônibus." Com a filha de 2 anos no colo, ela também reclama da falta de respeito dos usuários.
   "É muito comum mulheres com crianças no colo, idosos e gestantes irem em pé durante o trajeto porque ninguém, principalmente os jovens, não oferecem o lugar." Outro problema apontado por Rosângela é a falta de limpeza nos veículos. "Os ônibus vivem sujos, tanto pelos usuários que jogam lixo no chão, como pela falta de limpeza dos veículos. Onde estão os fiscais?", questionou. Ela, assim como outras pessoas, alega que já entrou em contato com a empresa, pedindo providências.
   "Isso mostra o desrespeito com a população. A empresa, de rápida e de luxo não tem nada. É uma vergonha." A cada dia, o auxiliar técnico Vicente Marinho de Magalhães, 56 anos, perde de 30 a 40 na fila. "Nos horários de pico os ônibus passam em um intervalo de 15 a 20 minutos. Este tempo deveria diminuir." Para ele, reclamar não adianta.
   "Se existisse uma outra empresa para oferecer este serviço a situação poderia melhorar. Mas enquanto a Rápido Luxo Campinas monopolizar o serviço, não vai se preocupar com a população." No local, apenas os vendedores ambulantes não reclamavam das filas. "Graças à demora a gente consegue lucrar", disse Sílvia Alves, que vende pastel. A empresa foi procurada para comentar o assunto, mas não houve retorno. Esta matéria foi publicada no dia 11/10/2011 no Jornal de Jundiaí. Como vocês podem ver, o povo está bem indignado com o serviço prestado, pois são vários os fatores.

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